Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

”Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”
Clarice Lispector

Nunca li tradução da saudade mais precisa e forte como esta anunciada pela mulher dona de versos sempre profundos e cortantes.
Gosto da saudade. Ela rasga sentimentos nem sempre sabidos por nós. Uma doce amargura. Há quem diga que ela é acompanhada por dores físicas, outros mudam o tempo deste sentimento e juram que sentem saudades até do que ainda não viveram.
Eu sinto saudades da minha infância sem compromissos, vivida por sorte em brincadeiras de rua, das certezas da minha adolescência, a rebeldia esperada e institucionalizada. Saudades de tanta gente, da fase bebê dos meus filhos, do meu irmão Roberto (esta saudade ruim, sem possibilidade de fim).
Um cheiro, aquele chá, uma palavra e a memória se exibindo...

3 comentários:

  1. Achei a definição da Clarice perfeita.Porém tal definição e o seu texto, fizeram-me lembrar de outras frases sobre o assunto, por ex:

    ''O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...'' (Mário Quintana)

    Gostei bastante do seu texto, como sempre.
    Um abraço Leni e até a próxima...

    ResponderExcluir
  2. Olá Leni! Venho agradecer por seu apoio ao meu blog e por conseqüência a minha escrita. Achei importante dizer o quanto me tem sido fundamental o seu incentivo. Assim, deixo aqui registrada a minha gratidão e lhe desejo um final de semana excelente; com muita poesia e boas histórias; tudo em tempo real. (sorrio).

    Abraço do Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  3. Oi Erlênia! de vez em quando, nas manhãzinhas onde o tempo passa com menos pressa, eu leio seus textos. Nunca fiz quaisquer comentários anteriormentes, mas juntando você e a Clarice, não podia deixar de comentar. Tambem uso esta definição de saudades e sempre procuro definir alguns sentimentos, que não consigo explicar por minhas palavras, nas palavras da Clarice. é como se buscasse algo para me traduzir quando eu mesma não sei. sempre encontro. Me encontrei tambem na sua continuidade de tradução da saudade. abração carinhoso

    ResponderExcluir