Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Duas fotos 3x4

Erlenia Sobral





Fim de férias, preparativos para o início das aulas. Dentre os preparativos, o velho registro de identificação a foto 3x 4. É quase de praxe a gente sair muito feio, meio assustado e desconfiado com o que irão fazer com a nossa cara imagem. Difícil é alguém sair satisfeito com o resultado, pois estranhamente ela nunca retrata o nosso melhor ângulo e sempre parece patético você de frente para uma câmera num exercício oficial do mais puro e forçado narcisismo. Confesso entretanto, que na minha época de movimento estudantil em que as entidades estudantis confeccionavam as carteiras,as fotos e suas diversidades de expressões eram um prazer em particular.
Achei muito interessante as últimas duas fotos de Kaynan e Kaique. Minha dupla favorita retrata nestes registros não só suas belas caras para o encanto da mãe coruja. Mas, trazem nas imagens um pouco de suas idades. Kaynan, a seriedade de quem ta saindo da infância aos seus 13 anos e a superioridade de quem de tudo já sabe, ainda que o feitio de seus olhos indique uma pessoa de olhar bondoso e humilde. Kaique, a cara jocosa de um superego em falta, o popular sem noção, que ainda não identifica a seriedade de uma 3x4. Em seu sorriso travesso, a revelação de sua condição de traquina e despreocupação com a crise internacional que no presente nos abate e com o destino de sua imagem.
Nestes dois caras das fotos me encontro entre o peso da responsabilidade de ser mãe, de educá-los e o divertimento e a leveza de descobri-los em suas humanidades. Tou no apoio e na torcida que eles se reconheçam na vida. Que enfrentem a vida assim, como no 3x4, de frente, com cara lavada e que principalmente consigam a proeza de uma identidade com inteligência moral e emocional, misto da tranqüilidade de kaynan com a vivacidade de kaique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário