Pesquisar este blog

Eu, kaynan e a preguiça




Erlenia Sobral



Sempre tive muita preguiça ,um dos sete pecados capitais de que sou mais adepta.Não me orgulho disso,mas parece que é algo maior que a gente,afinal reza a lenda que ela é a mãe do cão,então só pode ser muito poderosa.Por sorte,ela nunca me venceu o gosto pelos estudos.Talvez porque entre varrer uma casa,lavar uma pilha de pratos ou estudar,eu sempre considerei esta uma opção mais leve.Ao menos, é sentado e não é repetitivo.É a dialética da vida,a preguiça me levou aos estudos.Só assim,minha mãe me perdoava da rejeição aos afazeres domésticos.
Eu cresci estudando, praticamente a única coisa que sei fazer. Mas,não sei bem por que acabei casando.E tive Kaynan,, uma figura maravilhosa que aprendeu a falar muito rápido,a ler com 5 anos e que acompanha com gosto e facilidade e adesão a conversa dos adultos sobre a crítica da sociedade burguesa.Mas,hoje aos 11 anos,cada dia que passa ele manifesta com mais precisão a qualidade que eu odeio,mas tenho muita,a velha preguiça.
Toca a campanhinha, eu não visualizo ninguém.Olho com mais cuidado,ta lá kaynan encostado no muro,não agüentou esperar...Outro dia foi comprar ovos no supermercado e já trouxe a omelete feita,pois não era possível abrir o portão e segurar a sacola.Desta vez,foi melhor,pois trouxe a mercadoria.O que nem sempre ele acha necessário.
Preocupada com sua inação, solicitei do pediatra a requisição de todos os exames físicos.O resultado é que ele é muito saudável,não tem nem anemia que explicasse sua aversão a qualquer atividade que exija o mínimo de esforço físico.Agora,freqüenta a natação, quando não inventa algum motivo pra escapar do esporte que mais gosta na vida. Banho, escovar os dentes e higiene em geral tem que ser tudo monitorado,caso contrário vai ser sempre depois,depois de tudo.Um castigo pra minha preguiça,mas sinto o quanto minha mãe sofreu
Por sorte, ao menos seu raciocínio não tem preguiça,é rápido e aprendi tudo com facilidade,além de ser muito curioso.Ficou encantado com o título do livro que tenho na minha estante:O DIREITO A PREGUIÇA de Paul Lafargue Quer ser historiador e provavelmente professor;desde que não tenha que se movimentar muito na classe.... Se alguém aí,souber de remédio,simpatia,uma reza,um salmo,uma mística que afaste a preguiça,vc estará salvando uma mãe e um filho.Algo que condene o pecado,não o pecador...



















,



,