Pesquisar este blog

Burrocracia-----------------


Erlenia



Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina.

Nestes primeiros meses do ano nunca convivi tão perto com este sistema impessoal e indestrutível. Fui renovar minha carteira de habilitação e reconheci este conceito em sua máxima práxis. Ao total, foram 11(onze)filas paralelas e um funcionário para cada verificação e carimbo. E pelo ar vago e perdido de cada executor da divisão social e técnica do trabalho,imagino que a ação mecanizada deva ser infalível; só não entendo porque ainda circulam maus motoristas na cidade.

No meu trabalho(lócus privilegiado da sapiência e produção do conhecimento) também saboreei com muita calma(como manda o bem-estar do aparelho digestivo)os trâmites burocráticos para solicitar minha prorrogação de afastamento pra Pós-graduação.Depois de 40 procedimentos,enfim saiu no diário oficial. Tudo bem que um ano depois do pedido.Como a solicitação é feita anualmente, ela já faz parte do meu menu de pedidos de ano novo aos céus para que nada saia errado.E dada a globalização da burocracia, é importante encaminhar o pedido primeiro aos santos que estes(dependendo da proporção entre sua cota de pecados e merecimentos) vão encaminhar o pedido a Deus.

Pelo fato de ser tão eficiente e irreversível no mundo moderno,estou pensando seriamente em adotar em meu lar.Filho agora pra fazer pedido terá que preencher um requerimento com uma justificativa,identificando não só a relavância pessoal,mas os impactos sociais do mesmo. "Eu vou estar analisando" dentro de algumas semanas se o mesmo é plausível e educativo. A família passará por uma avaliação mensal tanto objetiva(relação entre recursos e gastos) quanto subjetiva( DR semanais).As visitas também se submeterão ao sistema e obedecerão regras,desde a intenção de visitar até a hospedagem propriamente dita. Ainda que o senso-comum tenha batizado o termo de burrocracia, sei que seremos felizes a cada procedimento,eternizados nos memorandos e requerimentos de nossas relações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário