Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

DOMINGO

Erlenia Sobral

Domingo deveria ser eleito o dia oficial do tédio. Sem uma definição precisa, tem posição pelega e está em cima do muro entre o melhor dia da semana (o sábado) e o pior (a segunda), portanto ele dificilmente vai te proporcionar emoções grandiosas. A programação da tv encaixa como uma luva e Silvio Santos e Faustão não encontrariam dia melhor pra nos encher a paciência e esvaziar o cérebro.

Os casados provavelmente vão receber visitas (não necessariamente convidados) de parentes que estarão fugindo dos domingos de suas casas. Os solteiros ou estarão com aquele gosto terrível de cabo de guarda-chuva na boca ou numa crise existencial qualquer agravada pela falta de sentido deste dia.

Os mais otimistas depois que descobriram O Segredo resignificaram o domingo, achando formas alternativas de aproveitá-lo, mas nada que convença o resto da humanidade desta possibilidade, inclusive porque boa parte tá mais interessada em não ver o domingo, aproveitando para tirar o sono do atraso resultante da efervescência dos outros dias. Conforta um pouco saber que boa parte da população tá com o mesmo sentimento e assim este não é um sentimento tão solitário.

Talvez este horror ao domingo esteja um pouco determinado porque ele cria uma situação não tão confortável: pensar o sentido da nossa existência, quase sempre sem sentido, inclusive nos outros dias da semana. Só que nestes outros vc nem tem tempo de pensar.

Provavelmente este sentimento sobre o domingo passe por uma questão de classe, embora duvide da diferença entre Faustão na TV (classe trabalhadora) e ida ao shopping (classe média). Dos ricos nem sei como organizam o domingo,mas devem ser felizes ao se encontrarem no ethos criativo da futilidade e vazio das vinte salas de sua mansão ou no telão do toalete.

A mudança radical da sociedade provavelmente não acontecerá no domingo, pois os companheiros estarão provavelmente em suas ou não propriedades individuais, guardados pelo medo, acomodação e o horror da obrigação da segunda. Quem sabe estes mesmos companheiros descubram na luta o poder de mudar o sentido do domingo,eliminando sua condição de véspera da segunda e universalizando o que ele tem de melhor: os questionamentos sobre os sentidos das nossas existências.Assim,a composição do titãs( domingo eu quero ver domingo passar....) deixará de ser tão contemporânea e encontraremos a superação desta árdua separação entre trabalho,descanso.lazer e criação.

6 comentários:

  1. Eu sou do time dos otimistas e tento sempre aproveitar o meu domingo cada vez mais.
    Domingo é o dia de ir para a praia, de ler um livro, ver um filme, encontrar com os amigos...

    O grande problema do domingo é que ele antecede a segunda e a gente fica tão concentrado em pensamentos ruins (amanhã já é segunda) que o domingo acaba passando mesmo despercebido ou mal-recebido.
    =]

    ResponderExcluir
  2. Ah, não é segunda, é domingo o pior dia da semana!
    Demora a passar,tudo é chato, mas o mesmo almoço da semana tem o gosto diferente. Sei não, pra mim tem ensaio da banda e às vezes rola um dvd com meu pai ou com alguns amigos. Quando eu namorei a primeira vez(há uns 645329246749405 de tempo)sempre tinha sorvete napolitano, barra de chocolate Nestlé clássico, pão de queijo e Mtv. Acho que o medo do domingo subsidiava o namoro. Ainda não inventei algo que me arrebate dos domingos...





    Ps-Eu sempre faço postagens aos domingos.

    ResponderExcluir
  3. Valeu meninos!!!Legal "conversar" e identificar diferentes perspectivas...que vossos domigos sejam ótimos e curtos em longa e boa vida...

    ResponderExcluir
  4. Todos os dias são uma oportunidade única de viver, sem fazer distinção entre dias e dia, vivo intensamente cada um deles. Meus domingos são ótimos porque para mim é apenas mais um dia, como outro qualquer, mas ao mesmo tempo um presente de que Deus me concede a cada manhã, desperto para um novo dia agradecendo pelo fato de estar vivo, quem sabe pode ser o meu ultimo , então vivo cada minuto com grande intensidade buscando a tão sonhada felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma admiração enorme por quem consegue traduzir em palavras os seus sentimentos através da escrita. E você é uma pessoa privilegiada por isso. Obrigado por você existir

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita e pela gentileza..Um abraço

    ResponderExcluir