Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O sovina

Não existe economia nos tantos termos pra definir o sovina...pão-duro, avaro, unha-de-fome, mesquinho, mao-de-finado, mao-de-vaca, alem dos sinônimos mais regionais como o piriangueiro em Recife ou o fominha no Ceara.
A avareza se posiciona entre os sete pecados capitais. Mas, como todo pecado, ela tem la seus atrativos. Basta a gente observar como todo econômico antes de tudo,se coloca como um estrategista. Somente ele sabe driblar como ninguém a participação em uma cota, pois alem da sovinice, ele sofre também de amnésia e esquece sempre o cartão ou o talão de cheque em casa, principalmente na hora de pagar a conta. E sempre tão ocupado poupando, que não sobra tempo pra comprar aquele presente da festa que ele não deixou de aproveitar a “boquinha”.
Reza a lenda que o migalheiro com suas estratégias poupa tanto suas micharias que pode ascender socialmente. Mas, quando isso acontece ele não deixara sua condição e as táticas serão pra assegurar novos acúmulos. Ele mantem com o sistema capitalista uma relação de amor e ódio. Sabe acumular egoisticamente como ninguém, mas tem pena de alimentar o sistema com os necessários gastos. Tem portanto, uma natureza bipolar na sua relação com o capital.Ecologicamente correto, ele desde cedo se comporta como um consumidor consciente.Quer dizer, nem sempre consciente por que as vezes pode faltar sangue subindo ao cérebro por não gastar com um lanchinho rápido antes de voltar pra casa.
Todo mundo tem ao seu redor um ser descendente direto do homo avaros. Ele tem muito a nos ensinar. Se bem que a avareza também pode não ser so de dinheiro,mas também de tudo na vida que ele acumulou,incluindo seus ricos aprendizados.

2 comentários:

  1. Eu espero encontrar um certo equilíbrio, nem fominha demais (como dizem aqui no nosso ceará) e nem mão livre e descontrolada.
    É preciso poupar e é preciso gastar um pouco também.
    Mas quem consegue ser assim mesmo?
    =]

    ResponderExcluir
  2. "Se bem que a avareza também pode não ser so de dinheiro,mas também de tudo na vida que ele acumulou,incluindo seus ricos aprendizados."

    falou e disse leni
    ;*

    ResponderExcluir